Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

Curitiba adere à campanha Segunda Sem Carne

Veja mais sobre Notícias, Quem apoia
Publicado em 8 de novembro de 2011

Em março de 2010, a campanha Segunda Sem Carne chegou a Curitiba, com o apoio da prefeitura. O evento de lançamento, no Mercado Municipal da capital, contou com ricos debates sobre os impactos do consumo da carne na saúde, no ambiente e nas questões sociais – com foco na realidade brasileira -, além de aulas de culinária e performances artísticas.

A campanha, lançada no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira em 2009, tem como um de seus fundamentos mais importantes os impactos da produção animal sobre o meio ambiente e o aquecimento global, conforme apontado pelo ex-Beatle Paul McCartney, que abraça a mesma campanha – Meat Free Mondays, em inglês. Munido de estudos da FAO que comprovam que a indústria da carne é responsável por quase um quinto das emissões de gases de efeito estufa em todo mundo, o cantor chamou especialistas, como o Ph.D Rajendra Pachauri, presidente do IPCC (Painel Intergovernamental de Mundanças Climáticas), para endossar que a mudança no hábito alimentar de comer carne é a medida mais eficaz – e urgente – para diminuirmos a evolução do efeito estufa e também de outros prejuízos ao meio-ambiente.

Com o mote “mudando sua alimentação, você pode mudar o mundo”, a campanha já foi lançada em diversas cidades de vários países e vem arrebatando seguidores, inclusive em grande número dentro do show business, pela sua simplicidade e eficácia.

Estima-se que aproximadamente 80% do desmatamento da Amazônia seja causado pela indústria da pecuária. Outro número constrangedor nessa indústria está relacionado ao emprego de trabalho análogo à escravidão: a pecuária emprega 62% deste tipo de exploração no Brasil. Os dados são do Ministério da Agricultura e da Comissão Pastoral da Terra.

Após o lançamento nacional da campanha em São Paulo em outubro de 2009, Curitiba é a segunda cidade a aderir à campanha. “Era natural que a Secretaria do Abastecimento fosse nossa principal parceira para este importante projeto, uma vez que lançamos juntos a Feira Vegetariana de Curitiba” – comenta Ricardo Laurino, coordenador do Grupo de Curitiba da SVB, sobre o lançamento da Segunda Sem Carne na cidade. Ele continua: “Nossa intenção, com a Feira Veg, sempre foi levar a mensagem do vegetarianismo para aqueles que comem carne, para lhes mostrar como é fácil e acessível se alimentar bem e de forma saborosa sem ingredientes animais. A Segunda Sem Carne é outra chance de levarmos esta mensagem às pessoas, porém com um apelo maior, pois contaremos com o engajamento do governo municipal para torná-la realidade”.