Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

I Seminário Merenda Escolar Vegetariana

Veja mais sobre Notícia Destaque, Notícias
Publicado em 30 de abril de 2012

No último dia 16 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu o I Seminário Merenda Escolar Vegetariana, uma iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira com o apoio do Vereador Roberto Tripoli que contou com cerca de 300 inscritos de 30 cidades de todo o Brasil.

O Seminário possibilitou o debate sobre alimentação vegetariana como uma opção saudável, sustentável e ética para alunos de todas as faixas etárias em todos os níveis. Com uma agenda densa e rica, foram compartilhadas também com representantes de várias cidades informações sobre o processo pelo qual a prefeitura de São Paulo implementou, com sucesso, merendas vegetarianas nas escolas municipais.

O vereador Roberto Tripoli abriu a sessão enfatizando a importância do projeto e dando boas-vindas aos demais participantes. Roberto Tripoli afirmou que esse dia representava a realização de um sonho, que é a implantação de merenda vegetariana nas escolas de São Paulo. O seminário contou a presença do Dr. Eduardo Jorge (Secretário do Verde e do Meio Ambiente), Daniel Guth (assessor da Secretaria de Educação), Marly Winckler (presidente da SVB) e Dr. Wilson Grassi (assessor do vereador Roberto Tripoli e presidente da ANCLIVEPA).

A Dra. Beatriz Tenuta, presidente do Conselho Regional de Nutrição (CRN-3) apresentou o parecer da sua entidade afirmando que dietas vegetarianas podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida. A nutricionista Laura da Silva Dias Rahal, do Departamento de Merenda Escolar da Secretaria de Educação, apresentou o bem-sucedido programa de merenda escolar vegetariana, que já conta com cerca de 600 mil refeições vegetarianas semanais e se prepara para ampliar o programa nos próximos meses. O Dr. Eric Slywitch, diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB, apresentou os principais pontos de atenção e os benefícios para a saúde da alimentação vegetariana e foi convidado pelo Departamento de Merenda Escolar para ministrar palestra para as cerca de 100 nutricionistas ligadas à Secretaria Municipal de Educação. Christiane Costa, do Instituto Polis trouxe o tema Segurança Alimentar e Alimentação Vegetariana.

A nutricionista responsável pelo Restaurante Universitário da UnB, Érica Bezerra Nobre, contou a experiência da UnB em mais de 30 anos de existência de um cardápio vegetariano. Já o Dr. Eduardo Jorge enfatizou o apoio da Secretaria do Verde à SVB, especialmente à campanha Segunda sem Carne, afirmando que o poder público não pode ignorar os impactos dos hábitos alimentares no meio ambiente e notadamente no aquecimento global, que considera ser o maior problema da atualidade. Eduardo Jorge ressaltou, ainda, que as emissões de gases de efeito estufa provenientes do setor pecuário superam os gases emitidos por todos os transportes somados.

O evento foi concluído com um delicioso coquetel vegano.

Sem a colaboração dos nossos filiados e voluntários, este evento, tão importante para o vegetarianismo, não seria possível.

Filie-se! Ajude a Sociedade Vegetariana Brasileira a trabalhar para que o vegetarianismo seja conhecido e aceito como uma opção alimentar benéfica para a saúde humana, dos animais e do planeta.