Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

Tofu, cogumelos Shitake e soba noodles com molho de gengibre e limão

Veja mais sobre Receita Destaque, Receitas
Publicado em 28 de setembro de 2012

Ingredientes

30g de cogumelos Shitake secos;

250g de tofu;

80g de soba noodles;

2 colheres de sopa de sumo de limão (aproximadamente meio limão);

½ colher de sopa agave (ou outro “adoçante”);

¼ colher de chá de pimenta caiena;

1 colher de sopa de shoyu (molho de soja);

1-2 dentes de alho;

1 naco de gengibre do tamanho do vosso polegar (descascado);

2 colheres de sopa de azeite;

1 colher de sopa de óleo de sésamo (opcional, utilizem se tiverem, caso não tenham substituam por mais azeite);

Sal marinho a gosto.

Instruções de preparo:

Para preparar o molho: coloque no liquidificar (ou processador de alimentos) todos os ingredientes respetivos à receita do molho no liquidificador, exceto os óleos e triture até obter um líquido homogéneo. Com o liquidificador a trabalhar, adicione os óleos. Prove e ajuste os temperos a gosto.

Caso não tenha uma liquidificadora, não deixe de fazer esta receita, pique o alho e gengibre com uma faca e junte todos os ingredientes numa taça, mexendo bem.

Prepare os cogumelos de acordo com as instruções da embalagem, de molhando-os o tempo recomendado. Coloque uma panela com água a aquecer, e assim que a água estiver a ferver, junte os noodles e sal marinho. Cozinhe de acordo com as instruções do pacote, aproximadamente uns 7 minutos, depois drene a água de cozedura e passe-os por água fria. Enquanto os noodles cozem, vá adiantando o tofu e os cogumelos.

Seque bem o cubo de tofu e se necessária pressione ligeiramente para libertar algum líquido (envolva num pano de papel ou uma toalha e coloque 2 pratos por cima do tofu durante 20 minutos, por exemplo), desta forma absorverá melhor os sabores. Depois, corte-o em cubos pequenos de 2 cm de largura.

Numa wok ou outro tipo de sertã antiaderente, coloque cerca de 3-4 colheres de sopa do molho e assim que estiver bem quente junte os cogumelos e o tofu. Vá mexendo algumas vezes a wok, para que tofu fique envolvido no molho, mas ao mesmo tempo deixe fritar bem para ficar com uma textura mais agradável. Isto é, não cozinhe demais o tofu porque senão vai ficar esponjoso, a textura correta deverá ser uma crosta exterior mais firme e dourada, mas o interior suave.

Assim que achar que os cogumelos e o tofu já estão prontos, junte os noodles, e o restante molho. Sirva este prato assim, ou, para torná-lo mais interessante, junte sementes de sésamo (ligeiramente tostadas) e ervas aromáticas a gosto. Sirva acompanhado de uma boa salada.

Rendimento: 2 porções

Fonte: Menu Vegano