Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

Vegetais Agridoce

Veja mais sobre Receita Destaque, Receitas
Publicado em 15 de outubro de 2012

Ingredientes:

2 berinjelas grandes;

6 colheres de sopa de azeite;

4 dentes de alho esmagados;

1 cebola cortada em oito;

4 tomates grandes, sem sementes e picados;

3 colheres de sopa de hortelã picada;

150 ml de caldo de legumes;

4 colheres de chá de açúcar amarelo;

2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto;

1 colher de chá de flocos de chili;

Sal;

Pimenta.

Modo de Preparo:

Usando uma faca afiada, corte as berinjelas em cubos. Coloque-as num escorredor, polvilhe com bastante sal e deixe a repousar durante 30 minutos. Enxague bem com água fria para retirar todos os vestígios de sal e escorra as berinjelas. Este processo remove o sabor amargo das berinjelas. Por fim, seque-as com papel absorvente.

Aqueça o azeite numa frigideira ou num wok. Junte as berinjelas e salteie em fogo brando, mexendo, durante cerca de 2 minutos até as berinjelas começarem a ganhar cor.

Adicione o alho e a cebola e cozinhe, mexendo constantemente, durante mais 3 minutos. Acrescente o tomate, a hortelã e o caldo de legumes. Baixe o fogo, tampe a frigideira ou wok e cozinhe durante cerca de 20 minutos até as berinjelas estarem macias.

Junte o açúcar mascavo, o vinagre de vinho tinto e os flocos de chilli e, no fim, tempere a gosto com sal e pimenta para cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo constantemente.

Transfira os vegetais agridoces para um prato de servir aquecido, guarneça as berinjelas com ramos de hortelã fresca e sirva de imediato.

Tempo de Preparo: 45 minutos

Rendimento: 4 porções

Fonte: receitasvegetarianas.net