Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

Estado de São Paulo recomenda “Segunda Sem Carne”

Veja mais sobre Notícias
Publicado em 19 de fevereiro de 2013

Secretaria de Meio Ambiente (SMA) recomenda iniciativa no programa Município VerdeAzul

No início do mês, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) oficializou o seu apoio à campanha Segunda Sem Carne, iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lançada em 2009. Apoiada no tripé “Pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta”, a campanha convida as pessoas a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana, e agora integra os critérios de avaliação do Programa Município VerdeAzul da SMA.

A Segunda Sem Carne já existe em mais de vinte outros países, incluindo campanhas de peso nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde é apadrinhada pelo ex-Beatle Paul McCartney. Um dos argumentos mais fortes da proposta refere-se aos impactos ambientais da produção de carnes: o setor é hoje responsável pela maior parte do desmatamento da Amazônia, emite direta ou indiretamente a maior parte dos gases do efeito estufa do país e consome grandes volumes de água. Até mesmo a soja plantada no ameaçado Cerrado acaba virando ração para porcos e galinhas.

Após a oficialização do apoio, o Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, providenciou a inclusão da Segunda Sem Carne como uma recomendação na Resolução 2013 do Programa Município VerdeAzul, que visa estimular e capacitar as prefeituras do estado a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Desde a Rio+20, no ano passado, um relatório da WWF também já recomendava a Segunda Sem Carne como forma de reduzir a pegada ecológica dos paulistas.

“São pequenas mudanças diárias para a construção de um mundo mais verde, sustentável e humano”, disse Covas. Além da SMA, muitas outras instituições e personalidades já declararam o seu apoio à campanha.

Para saber mais, acesse:
www.segundasemcarne.com.br
www.ambiente.sp.gov.br