Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

Bacalhoada Vegana

Veja mais sobre Receita Destaque, Receitas
Publicado em 28 de março de 2013

Ingredientes

Para os “peixes” veganos:
1 bloco de tofu firme
Folhas de alga nori
1/2 cebola picadinha
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto

Para a “bacalhoada”:
3 batatas grandes cortadas em rodelas
Tomates em fatias
Cebolas em rodelas
Alho picado
Azeitonas pretas sem caroço
Pimentão verde em rodelas
Azeite

Preparo
Pré-cozinhe as batatas em água e sal para reduzir o tempo de forno posteriormente. Enquanto isso coloque a peça de tofu em um recipiente e amasse-o com as mãos, até ficar todo esmigalhado. Acrescente a cebola, o suco de limão e sal a gosto e amasse mais um pouco para agregar os ingredientes. Em seguida, coloque uma quantidade de tofu no centro da alga (imagem abaixo) e dobre os dois lados da mesma sobre ele (a umidade do tofu fará com que a alga fique grudada). Repita o procedimento até utilizar todo o tofu. Reserve.

Forre o fundo de uma travessa com fatias de tomate e polvilhe com uma pitada de sal. Sobre o tomate, coloque os “peixes” veganos e regue generosamente com azeite.

Sobre eles, faça uma camada com rodelas de batata. Sobre a batata, faça uma camada de cebola em rodelas e alho picado a gosto. Regue com azeite. Espalhe as azeitonas fatiadas sobre a cebola e em seguida as rodelas de pimentão. Regue com azeite.

Forme mais uma camada de batatas, outra de cebola, azeitonas a gosto, pimentão e finalize com tomate picado. Regue com bastante azeite e polvilhe uma pitada de sal. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200º C por 35-40 minutos.

Receita do chef vegano André Vieland.

Fonte: Cantinho Vegetariano