Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

Lançado o aplicativo “NAVEG” para quem busca comida sem carne

Veja mais sobre Notícias
Publicado em 6 de junho de 2013


Compatível com todos os sistemas operacionais, o web app mapeia restaurantes com boas opções sem carne — no Brasil inteiro

Procurando um restaurante ou lanchonete com uma boa opção de prato sem carne e não encontra? Uma nova ferramenta pode ajudar nesta busca: aproveitando a oportunidade da Virada Sustentável, série de eventos e atividades que ocorre em São Paulo neste fim de semana, a campanha Segunda Sem Carne e a empresa AtivGreen lançam nesta sexta, dia 07 de junho, o “NAVEG”, um aplicativo com mapa interativo de centenas de restaurantes com boas opções sem carne no Brasil inteiro. Integrado com o FourSquare, o app já será lançado com compatibilidade para todas as plataformas de smartphone (iOS, Android, Windows Phone) e também para web.

Aplicativo NAVEG – tela inicial e tela de busca de restaurantes

O aplicativo usa a tecnologia do web app, que vem sendo crescentemente utilizada por desenvolvedores. “Criado em HTML5, o aplicativo é aberto diretamente da web através do navegador padrão utilizado pelo usuário, o que permite uma ampla compatibilidade com vários sistemas e dispositivos diferentes”, explica Rogério Oliveira, sócio da AtivGreen, agência digital com foco em sustentabilidade e responsável pela iniciativa e desenvolvimento do app.

Uma grande vantagem do NAVEG em comparação com outras ferramentas e bases de dados já existentes é que ela mapeia não apenas os restaurantes exclusivamente vegetarianos, mas todos aqueles que oferecem uma boa opção sem ingredientes animais — mesmo que sirvam vários pratos com carne. “Com esta estratégia, o leque de estabelecimentos aumenta dezenas ou centenas de vezes, já que cada vez mais restaurantes e lanchonetes não-vegetarianos oferecem boas opções veg”, explica Mônica Buava Caliman, coordenadora da campanha Segunda Sem Carne.

Embora o NAVEG seja um web app, a usabilidade é idêntica à dos apps convencionais. “Hoje já podemos incluir um ícone do web app no smartphone da mesma forma que é feito com os apps tradicionais, o que mantém a boa experiência do usuário. Além disso, nosso app utiliza-se muito bem do “Big Data” e já nasce com mais de 5000 fotos e comentários”, descreve Rogério Oliveira.

A alimentação de dados do aplicativo será colaborativa, ou seja: após o lançamento, qualquer usuário poderá inserir um novo estabelecimento, contanto que ele ofereça uma boa opção vegetariana. “Esperamos assim aumentar essa base de dados exponencialmente, chegando ao ponto em que qualquer usuário em uma grande cidade brasileira possa sempre encontrar, ‘logo ali na esquina’, um estabelecimento que ofereça boas opções sem carne”, explicou Mônica Buava Caliman.

O aplicativo pode ser acessado em www.guianaveg.com.br. Veja abaixo as instruções para usar:

Pelo iPhone: acesse www.guianaveg.com.br pelo seu navegador (Safari, Chrome, etc.) e clique no ícone  e em “Adicionar à tela de início” (assim você terá um ícone no seu menu, como ocorre com um app convencional.

Pelo Android: você também pode adicionar o ícone do web app na sua tela inicial, porém as instruções variam de acordo com o modelo de celular e a versão do sistema. A partir de julho, será disponibilizada versão nativa do app para Android, e então será possível fazer o download do app normalmente.

– Pelo Windows Phone: você também pode adicionar o ícone do web app na sua tela inicial, porém as instruções variam de acordo com o modelo de celular e a versão do sistema.

As contribuições de usuários sugerindo estabelecimentos poderão ser feitas pelo website www.guianaveg.com.br (acessando de um computador). Não deixe de contribuir com sugestões!