Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

Segunda Sem Carne capacita nutricionistas e merendeiras

Veja mais sobre Merenda Vegetariana, Notícia Destaque, Notícias, Sem categoria
Publicado em 17 de abril de 2014

Desde 2011, a SVB trabalha para que a Merenda Escolar Vegetariana, braço da campanha Segunda Sem Carne, seja oferecida na rede pública de ensino com o intuito de levar informação e saúde aos alunos e educadores, bem como reduzir a demanda de carne pelas compras públicas.

A primeira cidade a implementar o projeto foi São Paulo, que hoje atende quase um milhão de alunos a cada quinze dias, em dias variados da semana – medida que evita a compra de 88 mil quilogramas de carne por mês pela Secretaria de Educação. (saiba mais)

Além dos benefícios para saúde e do incentivo à cultura de paz, a campanha Segunda Sem Carne e a Merenda Escolar Vegetariana trazem grandes vantagens para o meio ambiente e sustentabilidade, tanto que desde 2013 a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo incluiu a Segunda Sem Carne como critério de avaliação no Programa “Município Verde Azul”.

Através desta iniciativa, diversos municípios do Estado de São Paulo receberam um incentivo para implementar a Merenda Vegetariana ou outras formas de reduzir a demanda de carne pelo governo municipal .

Com o intuito de capacitar nutricionistas e cozinheiros para uma alimentação vegetariana, a coordenação da Campanha Segunda Sem Carne organizou um treinamento para esses profissionais, que abordou desde aspectos nutricionais e culinários das proteínas vegetais até os benefícios ambientais e de ranking da merenda vegetariana no programa estadual Município Verde Azul. Como facilitadores, o treinamento contou com Eric Slywitch, Luiza Savietto, André Vieland, Guilherme Carvalho e Helena Maria Novaretti da Secretaria de Educação do município de São Paulo .

No treinamento, foram capacitados, entre outros, profissionais de três prefeituras do estado de São Paulo (Ibirarema, Caraguatatuba e São Paulo), uma grande empresa de food service (GRSA) e nutricionistas autônomos que trabalham com alimentação infantil.

A Campanha Segunda Sem Carne continuará trabalhando para que a Merenda Escolar vegetariana seja uma realidade em diversas instituições e municípios: pelas pessoas, pelos animais e pelo planeta.

Quer ajudar a campanha? Escreva para ssc@svb.org.br