Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

Paul McCartney recebe homenagem e elogia o desempenho da Campanha Segunda Sem Carne

Veja mais sobre Notícia Destaque, Notícias
Publicado em 27 de novembro de 2014

Em recente passagem pelo Brasil, o grande Paul McCartney lotou estádios, empolgou o público e deu um show de simpatia. Mais importante do que isso, o ex-Beatle fez questão de incluir uma equipe exclusivamente para divulgar a campanha que ele próprio lançou no Reino Unido: a Segunda Sem Carne.

MeatFreeMonday

Durante as apresentações do cantor, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, responsável pela campanha no Brasil, teve acesso irrestrito aos locais de apresentação. Os voluntários puderam distribuir material informativo da campanha, explicar sobre como ela funciona e ainda distribuir brindes especiais para o público.

O ápice foi o encontro promovido pela própria equipe do artista com a Prefeitura de São Paulo e a comissão da SVB. Em um encontro privado no show que aconteceu terça, 25/11, Paul recebeu em seu camarim Mônica Buava, coordenadora da campanha Segunda Sem Carne no Brasil; Guilherme Carvalho, secretário executivo da Sociedade Vegetariana Brasileira, o vereador de São Paulo Roberto Tripoli e Wilson Grassi, membro da SVB, envolvido no projeto da Merenda Vegetariana.

Em seu camarim, alguns momentos antes de subir ao palco, um sorridente Paul cumprimentou os convidados dizendo: “reconheço vocês pelas fotos que enviam das ações que fazem no Brasil.” Ele recebeu das mãos da comitiva um resumo em inglês, com todas as ações da Campanha Segunda Sem Carne feitas no Brasil. Simpático e muito educado, o músico agradeceu a atenção em entregar o material já traduzido e quis saber um pouco sobre os benefícios da merenda escolar vegetariana. Roberto Tripoli é o legislador responsável pela merenda vegetariana. No executivo, Eduardo Jorge e Alexandre Schneider foram os responsáveis em suas secretarias: verde e meio ambiente e da educação.

svb-paul (2)

Só em São Paulo, a retirada de carne do cardápio das escolas às segundas representa uma redução no consumo de 88 mil quilos de carne por mês — o que representa uma economia de um bilhão de litros d´água, que seriam usados para produzir a carne. McCartney elogiou a iniciativa e disse que sua filha visita algumas escolas que aplicam a merenda vegetariana. “As crianças adoram os pratos. Elas mudarão o mundo” – afirmou.

A SVB ainda entregou ao cantor duas camisetas da Campanha. Ele disse que usaria uma e a outra daria para sua esposa, Nancy. “Vamos usar para malhar!”. Ao receber a carteirinha de sócio benemérito vitalício da entidade, o ex-Beatle brincou: “Quanto devo pagar pela filiação?” – disse colocando a mão no bolso.

Por fim, o vereador e o assessor parlamentar entregaram uma homenagem da cidade de São Paulo, em agradecimento por seu apoio a Campanha. Ele fez questão de chamar seu fotógrafo para tirar fotos com o material, incluindo a comitiva, e disse estar muito feliz com tudo que tem sido feito no Brasil. “Vocês estão fazendo um bom trabalho!” – finalizou apertando a mão dos presentes.

homenagem-cidade-saopaulo-paul

O encontro, apesar de breve, foi de extrema importância para fortalecer e firmar as ações incansáveis da SVB em ampliar a Segunda Sem Carne. Reservado e com uma agenda apertada, ao receber as pessoas em seu camarim Paul McCartney mostra que está empenhado em reduzir efetivamente o consumo de carne em todo o mundo e assim contribuir para a preservação do meio ambiente, da saúde das pessoas e da vida dos animais.

segundasemcarne-brasilia

 

Sobre a Campanha SSC

A proposta é simples: tirar as carnes do prato e derivados (então não vale frango, nem peixe, nem queijo ou ovo) pelo menos um dia por semana, para reduzir os nossos impactos sobre o meio ambiente, os animais e a saúde das pessoas.

Em ambos os países, a campanha agora completa 5 anos de idade com muitos seguidores e muitas realizações. No Brasil, a campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira já até resultou na implantação de um programa de Merenda Vegetariana na rede municipal de ensino de São Paulo, beneficiando quase um milhão de crianças – e, claro, trazendo benefícios para o meio ambiente.

A coordenadora da campanha no Brasil, Mônica Buava, conta que a equipe brasileira foi convidada para estar presente em todos os shows da turnê Out There divulgando a iniciativa. “Ficamos muito felizes de ver que o Paul McCartney e sua equipe, lá de Londres, apreciam e veem a seriedade do nosso trabalho aqui, tanto que nos convidaram para representar a Segunda Sem Carne em todos os shows do Brasil”.

Segundo Mônica, a receptividade dos fãs tem sido surpreendente. “Estamos conversando com dezenas de milhares de fãs, e a grande maioria recebe a proposta com uma abertura maravilhosa. As pessoas estão começando a perceber que precisam mudar seus hábitos para mudar o mundo. E com um empurrãozinho do Paul McCartney fica melhor ainda!”, brinca Mônica.

 

Nada teria sido possível sem o apoio dos patrocinadores: Natural Science (VEG Bar, MAX Rice e MAX Pea), Instituto Oca Brasil, Chocolife, Barão Natural Restaurante e Pizzaria e Maoz Vegetarian.

 

Patrocinadores da participação da Segunda Sem Carne na turnê Paul McCartney Out There Brasil 2014:

patrocinio