Se você acredita nesta campanha, por favor faça sua contribuição

Segunda Sem Carne na Veja

Veja mais sobre clipping, Notícia Destaque
Publicado em 10 de maio de 2015

Abaixo voce confere a matéria publicada no blog FIT FAMILY da VEJA escrita pela Alessandra Luglio na íntegra

 

Você conhece a Campanha Segunda Sem Carne?

segundasemcarne2

Adoro participar de projetos que estão relacionados a uma causa em que acredito e faz parte da minha filosofia de vida! Cresci em contato com a natureza, apreciando o que de melhor ela tem a oferecer, alimentando minha alma e meu espírito. Amo cozinhar, fazer alquimia com os alimentos, descobrir novos sabores e estímulos, e, além disso, amo os animais. Esse é o meu #lifestyle.

 

Por isso, hoje vou apresentar um projeto que admiro, participo e acredito muito: é o #segundasemcarne. A proposta é simples: Basta tirar do seu cardápio, por UM DIA, a carne e os alimentos de origem animal e você vai descobrir uma enorme variedade de sabores!

A Campanha Segunda Sem Carne foi lançada nos Estados Unidos em 2003, com o nome de Meatless Monday. Aos poucos foi conquistando o público, ganhando novos adeptos e hoje está presente em mais de 35 países. Sua visibilidade aumentou, quando em 2009, o ex-Beatle Paul McCartney, lançou a campanha na Inglaterra. Vegetariano há 30 anos e padrinho da campanha, o ex-Beatle encontrou na #segundasemcarne uma forma de contribuir para um planeta mais limpo, sustentável e saudável.

No Brasil, foi lançada em 2009, na cidade de São Paulo, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). Sua ideia é conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo de produtos de origem animal na alimentação, tem sobre o planeta, a sociedade, os animais e a saúde.

segundasemcarne

 

Você já parou para pensar na quantidade de água que é utilizada para produzir 1 kg de carne? Resposta: mais de 17 mil litros! E se forem produzidos a mesma quantidade em alimentos de origem vegetal, como cereais e leguminosas? Esse valor cai para algumas centenas de litros.

Grande a diferença, não acham? Imaginem o quanto é gasto de água na produção de carne para alimentar a população mundial. #consumoconsciente

O impacto do consumo excessivo de carne, não fica apenas na quantidade de água utilizada. Envolve toda uma cadeia com uso de outros recursos naturais, como devastação de florestas e o aumento do aquecimento global. Afinal, é preciso espaço para criação de tantos animais e para a produção de ração para alimentá-los. Todo esse conjunto em constante crescimento e sem controle danifica, aos poucos, o meio ambiente e, consequentemente, a nossa saúde.

Além disso, uma alimentação desequilibrada e com excesso de alimentos ricos em gorduras saturadas (gordura ruim), contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade, pois essa gordura pode acumular-se nas artérias e gerar danos à saúde. Já uma alimentação equilibrada e com #densidadenutritiva rica em vegetais, fibras, cereais, frutas e leguminosas promove inúmeros benefícios à saúde, gera mais disposição e ainda cuida do nosso planeta.

Fica aqui o meu convite para que todos participem dessa campanha e descubram novos sabores e estímulos, assim, juntos faremos algo #peloplaneta , #pelaspessoas e #pelosanimais!

E aí, vamos? Te espero na próxima #segundasemcarne!