A Campanha Segunda Sem Carne, existente em mais de 40 países, como nos Estados Unidos e Reino Unido — onde seu principal embaixador é o ex-beatle, Paul McCartney — é apoiada por inúmeros líderes internacionais.
No Brasil, a iniciativa foi lançada em 2009 e, de lá pra cá, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) vem trabalhando para que a substituição da proteína animal pela vegetal seja praticada pela população e implementada pelo poder público, reduzindo a demanda coletiva por produtos de origem animal e gerando benefícios para a saúde das pessoas, para o meio ambiente e para os animais. Ao longo desses mais de 10 anos de campanha no Brasil, já foram oferecidas quase 500 milhões de refeições.
Um dos desdobramentos da adesão ao movimento estimulado pela campanha é a implementação de pratos à base de proteína vegetal na alimentação escolar.
Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, diminui o risco de diabetes, auxilia na controle do peso corporal, diminui o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares e reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de intestino grosso (cada 100 g de carne ingerida por dia aumenta o risco em 19%).
Só no Brasil, cerca de 10 mil animais morrem A CADA MINUTO com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de encher nossos pratos e nos nutrir. Vacas, galinhas, peixes e porcos são idênticos aos cães e gatos quando se trata de dor e sofrimento. Se desejamos uma sociedade pacífica, que tal tirar a violência do nosso prato?
A criação de animais para consumo é ambientalmente desastrosa. Além de poluir o planeta, cria um ambiente favorável para o surgimento de superbactérias e o risco de novas pandemias é iminente. Uma das formas mais eficazes de mudar os nossos hábitos em favor de um meio ambiente mais saudável e equilibrado é, sem dúvida, adotar uma alimentação vegetariana.
Já são mais de 10 anos de história da Segunda Sem Carne no Brasil. Veja alguns pontos importantes da trajetória da campanha.
Início da implementação da alimentação vegetariana nas escolas da rede municipal de São Paulo com gestão terceirizada, beneficiando 460 mil alunos.
01/10/2012Ampliação da oferta da merenda vegetariana nas unidades com gestão mista e direta na rede municipal de ensino de São Paulo.
10/10/2012Implementação completa na rede municipal de ensino de São Paulo, beneficiando mais de 900 mil alunos.
10/02/2013Início da implementação da campanha nos restaurantes populares Bom Prato do Estado de São Paulo.
10/01/2015Início da implementação na rede estadual de ensino de São Paulo, contemplando 255 mil alunos.
10/01/2016Implementação completa na rede estadual de ensino em São Paulo, abrangendo 100 municípios e 1.7 milhão de alunos.
10/01/2017Paul McCartney convida novamente equipe Segunda Sem Carne para acompanhar sua turnê pelo Brasil.
10/10/2017Implementação gradual nos refeitórios da empresa Natura para mais de 5 mil colaboradores.
10/01/2018Apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, levando a campanha para 25 instituições que atendem 2.743 pessoas, sendo 44.425 refeições Segunda Sem Carne ao ano.
10/01/2018Renovação do cardápio para as escolas da rede municipal de São Paulo, aumentado a oferta de proteínas vegetais com receitas da Bela Gil.
10/02/2018Equipe Segunda Sem Carne é mais uma vez convidada por Paul McCartney para acompanhar sua turnê pelo Brasil.
10/02/2019Municípios de Jundiaí e Itapevi iniciam campanha, oferendo juntos 94 mil refeições a cada semana.
10/04/2019
A sua filiação é muito importante para que a gente consiga continuar com nossas ações, programas e campanhas. Junte-se a nós para que possamos fazer cada vez mais pelos animais, pelas pessoas e pelo planeta.
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.