A Campanha Segunda Sem Carne existe em mais de 40 países e, no Brasil, ela foi lançada em 2009 e já é considerada a maior do mundo. Sob o comando da Sociedade Vegetariana Brasileira a campanha trabalha parcerias com setor público e privado para inclusão de opções à base de vegetais na alimentação, trocando pelo menos 1 dia da semana a proteína animal pela vegetal.
Ao longo dos mais de 10 anos de campanha no Brasil já foram oferecidas mais de 500 milhões de refeições!
Campanha de conscientização com os colaboradores do escritório do Google no Brasil, sobre o impacto ambiental da alimentação.
Ações realizadas: comunicação interna, ambientação da sede do Google, palestras e informativas sobre os benefícios das refeições à base de vegetais.
Objetivo da Campanha: redução da pegada ecológica e a promoção de uma alimentação sustentável.
A implementação da campanha nesses casos acontece por meio do contato com a secretaria ou órgão público responsável, como as Secretarias de Educação, Saúde ou Assistência Social. A partir desse diálogo, iniciamos um processo colaborativo de adaptação da campanha à realidade local.
Trabalhamos junto a prefeituras, escolas, hospitais e serviços públicos de alimentação, como cozinhas solidárias e centros de assistência.
O processo começa com a coleta de informações e o entendimento dos processos já existentes nas unidades. Também realizamos uma análise dos ingredientes e insumos utilizados em cada local, respeitando as especificidades de cada contexto.
Com esses dados, desenvolvemos o cálculo ambiental que será gerado com a adesão à campanha, demonstrando os benefícios da redução no consumo de produtos de origem animal.
A partir daí, nossa equipe de chefs e nutricionistas elabora sugestões de cardápio à base de vegetais. As receitas aprovadas são apresentadas em um treinamento presencial com a equipe da cozinha, para garantir uma implementação prática e acolhedora.
Também organizamos ações de engajamento, como palestras e eventos de lançamento, e oferecemos materiais de apoio para facilitar a comunicação e o envolvimento de todos.
Empresas, restaurantes e instituições privadas interessadas em adotar a Segunda Sem Carne recebem um suporte personalizado, pensado de forma estratégica para cada local.
Assim como no setor público, começamos com a coleta de informações sobre os processos internos e os ingredientes utilizados. Com base nesses dados, realizamos o cálculo de impacto ambiental e desenvolvemos sugestões de cardápio.
Além do treinamento prático com a equipe de cozinha e dos materiais de apoio – como vídeos, e-books e peças de comunicação – também organizamos palestras nutricionais e desenvolvemos uma campanha de comunicação interna, para conscientizar os colaboradores sobre a importância da iniciativa e incentivar a adesão à campanha.
Ao longo dos seus 15 anos, a campanha já impactou milhões de pessoas em todo o Brasil:
+ de 6.400 locais atendidos
+ de 8 mil cozinheiras treinadas
+ de mais de 530 milhões de refeições
Presente em mais de 40 países, a Segunda Sem Carne chegou ao Brasil em 2009 e se tornou a maior do mundo!
Uma alimentação baseada em vegetais contribui para a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, reduzindo o risco de diabetes e ajudando no controle do peso corporal. Ela também diminui as chances de infarto e outras doenças cardiovasculares, além de reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como o câncer de intestino grosso (cada 100 g de carne consumida por dia aumenta o risco em 19%).
No Brasil, cerca de 10 mil animais morrem A CADA MINUTO sob a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é mais do que capaz de nos oferecer uma alimentação nutritiva e saborosa. Vacas, galinhas, peixes e porcos, assim como cães e gatos, sentem dor e sofrimento. Se buscamos uma sociedade mais pacífica, que tal começarmos a tirar a violência do nosso prato?
A criação de animais para consumo tem um impacto ambiental devastador. Além de poluir o planeta, favorece o surgimento de superbactérias, aumentando o risco de novas pandemias. Adotar uma alimentação vegetariana é uma das formas mais eficazes de transformar nossos hábitos e contribuir para um meio ambiente mais saudável e equilibrado.
Esses objetivos impactam diretamente no nosso atual sistema alimentar e podem ser trabalhados com a implantação de políticas alimentares que incentivam um maior consumo de alimentos de origem vegetal.
O desenvolvimento de políticas de redução do consumo de alimentos de origem animal é essencial no contexto dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, contribuindo simultaneamente para a promoção da segurança alimentar (ODS 2), saúde (ODS 3), gestão sustentável da água (ODS 6), padrões sustentáveis do consumo e produção (ODS 12), mitigação de fatores associados a mudanças climáticas (ODS 13), e conservação da vida aquática e terrestre (ODS 14 e 15).
A Segunda Sem Carne no Brasil já tem mais de 15 anos de história!
Confira alguns marcos importantes dessa trajetória:
Lançamento do projeto Conhecendo Novos Sabores em parceria com a Santa Casa de Bragança Paulista.
junho 01
Primeira formação sobre alimentação sustentável para profissionais da saúde, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, com mais de 400 participantes da rede municipal.
março 01
Participação no G20 Social e no U20, no Rio de Janeiro, principal fórum econômico mundial que reúne as maiores economias para debater temas essenciais, acompanhando debates sobre sustentabilidade urbana. Participação na COP 29, em Baku (Azerbaijão), maior encontro global sobre clima, acompanhando discussões …
novembro 14
Celebração dos 15 anos da Segunda Sem Carne no Brasil, com evento que destacou impactos positivos, conquistas e parcerias. A campanha soma mais de 530 milhões de refeições servidas ao longo dos anos. Participação da SVB na COP16 na Colômbia, maior evento global …
outubro 14
Início do projeto Alimentação Escolar Sustentável em parceria com a Prefeitura de Pinhais, cidade do Paraná. Participação na Climate Week New York, evento global que reúne líderes e sociedade civil para debater soluções para a crise climática.
setembro 14
Parceria com o Projeto Recriando Sabores, em Piracicaba, com palestra nutricional e treinamento culinário para pessoas em situação de vulnerabilidade.
abril 14
Participação no C20 em Recife, grupo oficial do G20 que reúne a sociedade civil para propor políticas públicas aos líderes globais.
março 01
Palestra nutricional e treinamento culinário para as nutricionistas da rede municipal de ensino de Vitória, no Espírito Santo
fevereiro 01
Expansão do projeto para toda a rede em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo.
janeiro 01
Início da parceria com a Rede Cozinha Escola, rede com 65 cozinhas solidárias em São Paulo.
janeiro 01
Mais de 500 milhões de refeições servidas ao longo dos mais de 10 anos de campanha no Brasil.
outubro 01
Reciclagem das receitas no projeto em parceria com Jacareí, interior de São Paulo.
outubro 01
Lançamento do curso online para mais de 7 mil profissionais da área de cozinha e alimentação da prefeitura de São Paulo.
outubro 01
O projeto em parceria com a prefeitura de São Paulo, Cardápio Escolar Sustentável, recebe premiação internacional “C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards”, que reconhece políticas que lidam com a crise climática e incentivam a redução de consumo de carne e aumento de leguminosas.
outubro 19
Apresentação do Cardápio Escolar Sustentável no 8º Fórum do Pacto de Milão - projeto em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
outubro 19
Início da campanha no Hospital Pequeno Príncipe (maior hospital pediátrico do país) e na rede CEJAM (hospitais do SUS).
outubro 19
Municípios de Ubatuba, Caraguatatuba (litoral de São Paulo) e Paraisópolis, interior de Minas Gerais iniciam a campanha.
outubro 19
Treinamentos culinários nos Centros de Assistência Social de São Paulo (SMADS).
outubro 19
Municípios de Jundiaí e Itapevi iniciam campanha, oferendo juntos 94 mil refeições a cada semana.
abril 10
Parceria com GRSA - Compass Group, líder mundial em serviços de alimentação e suporte, levando a campanha para seus clientes.
março 10
Equipe Segunda Sem Carne é mais uma vez convidada por Paul McCartney para acompanhar sua turnê pelo Brasil.
fevereiro 10
Renovação do cardápio para as escolas da rede municipal de São Paulo, aumentado a oferta de proteínas vegetais com receitas da Bela Gil.
fevereiro 10
Apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, levando a campanha para 25 instituições que atendem 2.743 pessoas, sendo 44.425 refeições Segunda Sem Carne ao ano.
janeiro 10
Implementação gradual nos refeitórios da empresa Natura para mais de 5 mil colaboradores.
janeiro 10
Início da redução do consumo de carne nas penitenciárias do Estado de São Paulo.
novembro 10
Paul McCartney convida novamente equipe Segunda Sem Carne para acompanhar sua turnê pelo Brasil.
outubro 10
Implementação completa na rede estadual de ensino em São Paulo, abrangendo 100 municípios e 1.7 milhão de alunos.
janeiro 10
Início da implementação na rede estadual de ensino de São Paulo, contemplando 255 mil alunos.
janeiro 10
Início da implementação da campanha nos restaurantes populares Bom Prato do Estado de São Paulo.
janeiro 10
Implementação completa na rede municipal de ensino de São Paulo, beneficiando mais de 900 mil alunos.
fevereiro 10
Segunda Sem Carne entra como critério de avaliação do Programa Município Verde Azul
janeiro 10
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Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.